.svg)

Ana Paula Pêgo obteve o seu doutoramento em Química de Polímeros e Biomateriais pela Universidade de Twente, Países Baixos, em 2002. Em 2003 mudou-se para o INEB – Instituto de Engenharia Biomédica, onde se tornou Investigadora Principal em 2012. Em 2015, o INEB integrou o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (Universidade do Porto), onde Ana Paula Pêgo lidera o grupo nanoBiomaterials for Targeted Therapies (nBTT).
Ao utilizar estratégias de nanomedicina o grupo nBTT, visa fornecer in situ e de forma direcionada os sinais necessários para promover a regeneração do tecido nervoso. A pesquisa de novos biomateriais para aplicação em neurociências inclui o desenvolvimento de novos polímeros para o design de vetores alternativos a vírus para entrega eficiente de ácidos nucleicos, a preparação de biomateriais que promovam a regeneração medular e o design de plataformas que simulam o tecido glial cerebral. As questões sociais e éticas que dizem respeito à Medicina Regenerativa e à NanoMedicina são também temas em que Ana Paula Pêgo está envolvida.
Foi nomeada Diretora Científica do Centro de Bioimagem para Biomateriais e Terapias Regenerativas do INEB e é Professora Associada Convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.
Atualmente Ana Paula Pêgo é membro da Direção do i3S, sendo responsável pela Strategy & Creation of Value Unit, é Presidente da European Society for Biomaterials (ESB), atua como Editora Associada da Biomaterials (revista Elsevier) e faz parte do Board of Reviewing Editors da revista Science (AAAS).
Ana Paula Pêgo
Tecnologia