.svg)

Cristina Brito é atualmente Diretora do CHAM - Centro de Humanidades da NOVA FCSH, em Lisboa, e docente no Departamento de História da mesma instituição, onde ensina História das Expansões Europeias. É Investigadora Principal da Bolsa em Sinergia do Conselho Europeu de Investigação (ERC) ‘4-OCEANS: Human History of Marine Life’ (2021-2027).
Anteriormente a estas posições, obteve um contrato como investigadora da FCT para um projeto sobre as vacas marinhas na história do Atlântico e perceção e práticas por diferentes sociedades, do qual produziu um livro académico que se encontra no prelo. É coordenadora de vários projetos europeus, como Marine Lexicon e H-WHALE (Fundos Bilaterais das EEA Grants); participa como membro no projeto europeu CONCHA - The Construction of Early Modern Global Cities and Oceanic Networks in the Atlantic: An Approach via the Ocean’s Cultural Heritage. É ainda colaboradora da Cátedra UNESCO 'O Património Cultural dos Oceanos' e membro da Direção de OPI - Oceans Past Initiative, uma rede global sobre o estudo do passado dos oceanos.
Usa uma abordagem interdisciplinar, comparativa, transcronológica e transcultural na sua investigação. As suas áreas de interesse científico e académico incluem a história das expansões europeias, a história ambiental marinha, história dos oceanos e o Atlântico moderno, interações históricas entre humanos e não-humanos, as humanidades ambientais e o Antropoceno.
Cristina Brito
História da Ciência