Luís Bettencourt Sardinha é Catedrático de Prescrição de Exercício e de Composição Corporal Funcional e Regulação Energética na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. É licenciado em Educação Física e Desporto, obteve o mestrado em Fisiologia do Exercício pela Universidade de Kansas, EUA e o Doutoramento pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Em 1997 fez o seu Pós-Doutoramento no laboratório de Composição Corporal, Departamento de Fisiologia, Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona. Presentemente é presidente da Faculdade de Motricidade Humana e diretor do Laboratório de Exercício e Saúde. Nesta Faculdade já exerceu o cargo de presidente do Conselho Científico, coordenador do CIPER, Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana e presidente do Departamento de Desporto e Saúde. Integra várias sociedades científicas nacionais e internacionais e é o coordenador de um consórcio internacional de universidades e organismos privados, Towards Intelligent Health and Well-Being Network of Physical Activity Assessment - INTERLIVE. Tem uma extensa obra científica, incluindo alguns contributos para a Lancet e a Nature. Foi agraciado com vários louvores e prémios científicos, incluindo dois prémios Santander Totta. Coordenou o grupo de peritos europeus que em 2008 elaborou as Orientações Europeias para a Atividade Física e tem participado como avaliador de projetos nacionais e internacionais financiados, entre outros, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Comissão Europeia.
A sua investigação tem-se centrado no desenvolvimento de modelos moleculares e celulares de composição corporal humana, na identificação das relações graduais e dose-resposta entre o comportamento sedentário, a atividade física e a aptidão física com atributos fisiológicos e mecanismos relacionados. Atualmente tem também investigado e desenvolvido soluções de fenotipagem digital.