.svg)

Licenciado em Geologia pela Universidade de Lisboa em 1982 onde concluiu o doutoramento em Geodinâmica Interna em 1994. Foi docente da Faculdade de Ciências desta Universidade entre 1982 e 1996, ano em que transitou para a Universidade de Évora, na qual fez a Agregação em 2004 e onde é actualmente Professor Catedrático na Escola de Ciências e Tecnologia.
Especialista em Geologia Estrutural e Tectónica tem desenvolvido estudos de campo em Portugal, Marrocos e Timor Leste. Compreender a evolução de Portugal no contexto da formação da Pangeia tem sido um dos aspectos centrais da sua investigação o que levou a que tenha sido o primeiro editor do livro "Geologia de Portugal", publicado pela Escolar Editora em 2013 (Dias, R., Araújo, A., Terrinha, P., Kullberg, J., Eds). Está actualmente a trabalhar no 2º volume da trilogia "Portugal de antes da história" editada pelo Centro Ciência Viva de Estremoz (o 1º volume foi publicado em 2019).
Orientou ou coorientou mais de duas dezenas de teses de doutoramento e mestrado de alunos portugueses, marroquinos e timorenses.
Publicou mais de 6 dezenas de artigos em revistas científicas e apresentou mais de 200 comunicações em congressos nacionais e internacionais.
Coordenou a instalação do Centro Ciência Viva de Estremoz, do qual foi Director Executivo até 2021, sendo actualmente seu coordenador científico. Autor ou coautor de vários livros, filmes e exposições de divulgação científica, desde sempre que tem procurado formas inovadoras de difundir a cultura científica e tecnológica, onde frequentemente a Arte e o Desporto aparecem como formas de divulgar a Ciência.
Membro integrado do Instituto de Ciências da Terra e do Espaço.
Presidente da Sociedade Geológica de Portugal entre 2014 e 2018.
Membro correspondente da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa desde 2019.
Rui Dias
Geologia