Esta sessão pretende destacar três projectos europeus que cruzem a ciência, arte e sustentabilidade.
O Arc-hive é primeira plataforma online para obras de arte centradas nos biomedia. Reunindo 6 instituições europeias e tendo a Cultivamos Cultura como parceiro português, esta é a primeira plataforma digital de código aberto para gerar, centralizar e partilhar conhecimentos sobre obras de arte baseadas em materiais ou sistemas vivos.
Já o Biofriction. Cultural transformations through Hybrid Spaces, é um projecto que acentua o poder catalisador da ciência e da tecnologia na arte. Através de um conjunto de residências artísticos agregando peritos das biociências e das humanidades, analisou as implicações dos ambientes em mudança nos seres humanos e não humanos.
Recentemente lançado, STAGES – Sustainable Theatre Alliance for a Green Environmental Shift, é uma experiência teatral nunca antes vista para revolucionar a forma como o sector cultural interage com o conceito de sustentabilidade. De 2022-2025, 14 influentes organizações teatrais irão colaborar e fazer uma digressão de novos espectáculos urgentes sobre a crise climática. Além disso, irão experimentar novas formas de fazer teatro ao lado dos cientistas e do público.
Todos os projectos são co-financiados pelo Europa Criativa – programa europeu de financiamento ao sector cultural e criativa e contam com entidades portuguesas como líderes ou parceiras.

Formação Paga
Ciência, Arte e Sustentabilidade: Showcase de projectos
Debates / Entrevistas / Mesas Redondas / Painéis
15.10.22 18:00
-
15.10.2022 19:00